M A N I F E S T O A D U N I L A
A Associação dos Docentes da Universidade Federal da
Integração Latino-Americana – ADUNILA promoverá manifestação docente no dia
14 de março de 2012 a
partir das 8:30 horas em frente a sede Unila Centro (antiga Unifoz) com o
propósito de exigir da administração da UNILA condições adequadas que garantam,
desde já, o ensino de qualidade.
Trata-se de protesto legítimo, pacífico e consciente,
que expressa o descontentamento dos Professores com a falta de planejamento
administrativo e acadêmico que vêm marcando as atividades da UNILA desde seu
início e têm dificultado a existência de um ambiente de trabalho saudável e
compatível com o projeto e os ideais da Instituição, cujas responsabilidades
são ainda mais significativas, dada sua vocação internacional.
É bastante simbólico que não tenhamos clareza se
haverá salas de aula adequadas para o início das aulas e tampouco onde as
atividades acadêmicas iniciarão. É também extremamente preocupante a forma de
recepção dos alunos nas moradias, bem como as condições de alimentação e
transporte. Fatos estes que demonstram a absoluta falta de planejamento diante
de um crescimento institucional desordenado.
Consideramos que já passou da hora de
Institucionalizar a UNILA e descentralizar os processos de decisão, que devem
ser respaldados em debates coletivos e em órgãos colegiados verdadeiramente
representativos e deliberativos.
Não iremos mais aceitar a desvalorização sistemática
dos Professores. Todas as políticas institucionais de ensino, pesquisa e
extensão têm por alicerce o corpo docente da própria Universidade e não podem
ficar dependentes de vontades alheias a Instituição, muitas vezes
desconhecedoras da realidade da nossa Universidade.
A pós-graduação, a abertura de novos cursos, a produção
científica, a relação com a sociedade nos projetos de extensão dependem da
capacidade do corpo docente. Nossas potencialidades estão sendo sufocadas pelo
temor da autonomia docente. Há verdadeiro desestímulo para que os Professores
sejam envolvidos nas funções essenciais de qualquer Universidade: o ensino, a
produção do conhecimento científico e a extensão.
A missão de todo Professor da UNILA vai muito além da
sua carga horária em sala de aula. É hora da UNILA deixar de ser um projeto e
transformar-se em Universidade de fato. Para tanto, é indispensável que a
Reitoria adote com urgência as seguintes medidas:
1. Institucionalização e descentralização acadêmica:
vigência imediata do Estatuto e constituição dos Institutos, Centros
Interdisciplinares e Comissões Superiores com estabelecimento de cronograma de
implantação para atender as disposições estatutárias;
2. Imediata
reformulação do Conselho Universitário pro
tempore: deve-se observar as disposições do Estatuto para a composição do
Conselho, garantindo assim a adequada representatividade dos Professores,
servidores técnicos-administrativos e estudantes;
3. Definição imediata de metodologia e adoção de
cronograma para a implantação do Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI e
regimento interno da Universidade, garantindo a representação de todas as
categorias universitárias na elaboração dos documentos;
4. Regularização do registro de todos os Cursos no
MEC (inclusive os novos) e definição de abertura dos novos cursos com
participação docente;
5. Condições de Infraestrutura para atender com qualidade as demandas de
todos os cursos (salas de aula com equipamentos multimídia, sala ambiente para
o curso de letras, sala para novos Professores, sala para as atividades de
pesquisa e extensão). A nova sede da UNILA deve garantir as mesmas condições de
trabalho do Parque Tecnológico de Itaipu - PTI.
6. Disponibilizar laboratórios de ensino, devidamente
equipados, para que as aulas práticas tenham os seus objetivos alcançados e
laboratórios de pesquisas adequados que permitam a consolidação das linhas de
pesquisa nas áreas do conhecimento relacionadas com o desenvolvimento
científico e tecnológico.
7. Esclarecimentos das funções e regulamentação do
Instituto Mercosul de Estudos Avançados – IMEA, bem como definição de política
institucional de pós-graduação e pesquisa com a devida participação docente;
8. Garantia de efetiva participação docente na
seleção e concurso de novos professores, respeitando as demandas apresentadas
de cada área;
9. Criação da Comissão Permanente de Pessoal Docente
– CPPD;
10. Respeito às habilidades acadêmicas na atribuição
de carga horária dos professores;
Nenhum comentário:
Postar um comentário